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Dez Mandamentos para um coração saudável

1- Diga não à obesidade e controle o seu peso
O aumento da área corporal, obriga a aumento do trabalho cardíaco, estando associada a aumento de pressão arterial, aumento do colesterol, inatividade física e diabete.

2 -Consulte o seu médico periodicamente
3- Meça sua pressão arterial com frequência
Hipertensão Arterial: A pressão pela qual o sangue flui resulta da força de contração do músculo cardíaco e da resistência que os vasos interpõe a este fluxo. Quando esta pressão é aumentada por tempo prolongado existe dano da parede das artérias menores como as coronárias, acelerando o processo ateroesclerótico. O fumo também contribui para o enrijecimento arterial.

4 - Diga não ao fumo ativo ou passivo
Substâncias como a nicotina produzem, danos nas paredes das artérias, permitindo o depósito de placas de colesterol, além de aumentar exponencialmente a formação de coágulos.

5- Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos

Ao mesmo tempo elemento indispensável para o controle das funções vitais, o sal pode se tornar grande vilão da saúde. Se consumido em excesso, pode desencadear uma série de doenças, como a hipertensão, fator de risco para os acidentes cardiovasculares.

6- Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes
A inatividade contribui na elevação dos níveis de colesterol e da obesidade. A atividade física aeróbica regular, proporciona uma melhor qualidade da função cardíaca e respiratória, o que diminui significativamente o risco de infarto. A atividade física regular também é importante para o controle da pressão arterial.

7 - Escolha bem os alimentos
Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, etc.) promovem a elevação do colesterol sanguíneo e devem ser reduzidos na dieta.
Os alimentos ricos em gordura insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como: o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).
Deve ingerir, diariamente, cerca de 9 doses de vegetais e fruta (5-6 doses de vegetais e 3-4 de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa.
Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.

8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto
Diabete: é a inabilidade do organismo para produzir insulina em quantidade mínimas adequada para atender a necessidade de glicose do organismo. A glicose é tipo de açúcar, sendo o nutriente básico para o funcionamento de todas os tecidos. A insulina permite que a glicose ingerida na alimentação, possa ingressar nas células. O risco de infarto é aumentado devido à aceleração da ateroesclerose.

O Colesterol é uma gordura complexa, sendo um dos principais componentes das placas que diminuem o fluxo nas artérias. Existem tipos de colesterol (LDL) que aumentam o risco de obstrução, sendo subproduto de uma dieta de gorduras saturadas, ricas em gordura. Outro sub-tipo de Colesterol, HDL, auxilia o organismo na eliminação da fração ruim. Os triglicérides também uma gordura, usualmente relacionada à dieta, que deve ser evitado.

9 - Evite o estresse
A resposta ao stress, de quaquer origem, pode proporcionar um aumento do risco coronariano, seja por efeito direto no coração, na placa, na diminuição da atividade física, na dieta e até mesmo na pressão arterial.

10- Ame a vida e o seu coração
Viva a vida e ame abundantemente, faça do bom humor o grande elixir que eliminará as coisas negativas de seu organismo, encha os pulmões de ar quando sentir alguma tensão incômoda ou nervosismo, traga energia ao seu corpo praticando alguma atividade física, busque o relaxamento da boa leitura e da música, por fim, sinta o enorme prazer de ter um corpo elegante.

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