Dúvidas

Perguntas Frequentes

Arritmia é a mesma coisa que ataque cardíaco?
As arritmias são distúrbios elétricos do coração, enquanto que os ataques cardíacos são ocasionados, na maior parte das vezes, por obstruções no fluxo de sangue nas artérias do coração. Note-se que taquicardia não é sinônimo de ataque cardíaco.

Todas as arritmias podem levar a morte cardíaca súbita?
Somente as arritmias chamadas de malignas (Taquicardia e Fibrilação ventricular) são associadas a alto risco de morte súbita. Fatores como história familiar de morte súbita, presença de doença cardíaca, ou mesmo episódios prévios de morte súbita abortada estão associados a aumento do risco.

Quais os sintomas das arritmias?
Muitos pacientes não sentem absolutamente nada. Outros podem se queixar de palpitação, falta de ar, tonturas ou dor no peito. Às vezes, as sensações de desmaio ou vertigem, podem de fato representar uma redução anormal do fluxo de sangue para o cérebro, pois algumas destas anormalidades de ritmo geram contrações absolutamente ineficazes. Da mesma forma, a dor no peito pode refletir insuficiente irrigação do coração, pelo mesmo motivo. A fadiga e falta de ar podem estar traduzindo uma irrigação sangüínea inadequada para o resto do corpo.

Quais as causas das arritmias?
Em alguns pacientes as arritmias podem estar sendo causadas por doenças do músculo cardíaco, das válvulas cardíacas ou das artérias que nutrem o coração, as artérias coronárias. Noutros, as arritmias podem decorrer de doenças apenas do sistema elétrico do coração, estando o restante saudável. Outras causas podem incluir certas medicações, excesso de álcool, fumo e cafeína, drogas, baixo teor de oxigênio no sangue, alterações no funcionamento da glândula tireóide e estresse.

Dicionário
Sugerimos que você consulte nosso dicionário. Nele você encontra vários termos e procedimentos. Acesse e tire suas dúvidas.

Caso ainda tenha dúvida sobre arritmia cardíaca ou queira fazer alguma sugestão, entre em contato conosco que dentro de no máximo 72 horas responderemos sua mensagem.



Nome
   
E-mail
   
 

Sou profissional/estudante da área da saúde.

 

Gostaria de receber o informativo.

     
Assunto
     
 

 

Responsável Técnico Responsável Técnico

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog