Dicionário


Letra CLetra ELetra YLetra RLetra PLetra NLetra TLetra ULetra WLetra VLetra XLetra ZLetra MLetra KLetra LLetra JLetra ILetra HLetra GLetra OLetra QLetra SLetra FLetra D Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra B Letra A

Marcapasso

É um pequeno (aprox. 35 g) e complexo equipamento implantado na região peitoral e conectado por intermédio de um ou dois fios (eletrodos) com o coração. Quando o coração bate mais devagar que o necessário, o aparelho manda impulsos elétricos induzindo o batimento cardíaco.

Marcapasso dupla-câmara

Aparelho que sente e estimula os átrios e ventrículos sequencialmente, tentando simular, com sucesso, o funcionamento elétrico normal do coração.

Medicamentos

Constituem a primeira opção de tratamento para as arritmias cardíacas. Em muitas vezes eles controlam os sintomas apresentos. Nos casos mais severos, os remédios não resolvem o problema, ou ainda pior, apresentam efeitos colaterais incapacitantes, fazendo com que o médico procure outros tratamentos disponíveis (ablação por catéter, marcapassos, etc.)

Miocárdio

Músculo do coração.

Morte súbita cardíaca

A morte súbita, freqüentemente confundida com ataque cardíaco, é a perda abrupta da função cardíaca, usualmente ocasionada por uma arritmia cardíaca maligna. Este trágico evento é um dos grandes desafios da cardiologia. Somente nos Estados Unidos, aproximadamente 350.000 pessoas por ano são acometidas de morte súbita. A perda da capacidade de bombear o sangue para o organismo é o resultado imediato da arritmia. A única maneira efetiva de terminar com este tipo de arritmias é com o uso de aparelhos que, por intermédio de um choque, fazem o coração bater normalmente de novo.

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog