Dicionário

Letra CLetra ELetra YLetra RLetra PLetra NLetra TLetra ULetra WLetra VLetra XLetra ZLetra MLetra KLetra LLetra JLetra ILetra HLetra GLetra OLetra QLetra SLetra FLetra D Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A

Feixe de His

Grupo de fibras musculares de condução que saem nó do atrioventricular (AV) para o restante da musculatura ventricular cardiaca.

Fibrilação

Ritmo irregular, caótico do miocárdio durante o qual o coração não pode bombear sangue efetivamente. fibrilação no átrio é chamado fibrilação atrial (FA); no ventriculo é chamado fibrilação ventricular (FV). A fibrilação ventricular é tipicamente fatal se não corrigida rapidamente por desfibrilação externa ou interna.

Fibrilação Atrial

Consulte nosso Dicionario para maiores informações sobre o Arritmia Atrial.

Fibrilação Ventricular

Consulte nosso Dicionário para maiores informações sobre o Arritmia Ventricular.

Fração de ejeção (EF)

Medida de quanto sangue o coração está bombeando em cada contração. Pessoas com corações saudáveis normalmente têm uma fração de ejeção de 50% ou mais. Pode ser medida por um ecocardiograma ou com outrostestes diagnóstico.

Freqüência cardíaca normal

A freqüência cardíaca normal do ser humano é entre 60 e 100 batimentos por minuto em repouso. Durante o stress ou exercício o batimento aumenta devido o aumento da necessidade de oxigênio do organismo, aumentando assim a velocidade da circulação e a quantidade total de sangue que passa por minuto pelo s tecidos. O valor máximo teórico da frequência cardíaca que pode ser alcançado com a atividade física varia com a idade e diminui com o passar dos anos. De uma forma geral calculamos 220 - idade como sendo a máxima frequência desejada. Esse valor é meramente teórico e é utilizado como parâmetro apenas, podendo obviamente ser superado sem perigo algum por pessoas bem condicionadas fisicamente. A frequencia mínima durante o repouso pode ser menor em atletas. Jogadores de futebol profissional chegam a ter batimentos de 50 ou até 40 por minuto.

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog