Dicionário

Letra CLetra ELetra YLetra RLetra PLetra NLetra TLetra ULetra WLetra VLetra XLetra ZLetra MLetra KLetra LLetra JLetra ILetra HLetra GLetra OLetra QLetra SLetra FLetra D Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A

Ecocardiograma

É um registro obtido através de ultra-som das estruturas do coração, como válvulas, cavidades (ventrículos direito e esquerdo, átrios direito e esquerdo). Em certos casos, as arritmias estão ligadas a doença das válvulas ou a dilatação do ventrículo esquerdo, podendo ter, portanto, sua origem revelada pelo ecocardiograma (em geral, o médico já suspeita clinicamente de sua existência antes mesmo de submeter o paciente ao exame).

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é exame realizado por um aparelho portátil chamado eletrocardiógrafo. Com a colocação de pequenas placas (eletrodos) na pele, obtém-se um registro da atividade elétrica do coração, geralmente feito no consultório do próprio cardiologista.

Eletrodo

Dispositivo condutor que é conectado ao marcapasso/desfibrilador e posicionado dentro do coração.

Eletrofisiologista

Alguns pacientes necessitam de avaliação adicional feita por especialistas denominados "eletrofisiologistas". Estes médicos representam uma sub-especialidade da Cardiologia e são especializados no diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas. Eles estão aptos a realizar os chamados estudos eletrofisiológicos, um tipo especial de cateterismo cardíaco, por meio do qual é possível identificar o foco de origem da arritmia e o mecanismo desencadeante. Dependendo da natureza do problema, o médico então "queima" com instrumentos especiais o circuito anormal através de uma técnica chamada "ablação por rádiofreqüência". Numa boa porcentagem de casos, este procedimento é curativo, facilitando, igualmente, o controle do paciente com medicamentos.

Estudo Eletrofisiológico

Um exame cardiológico realizado para estudar o sistema elétrico do coração e diagnosticar seus eventuais distúrbios - arritmias - que podem ocasionar anormalidades como acelerações cardíacas, pausas ou batimentos lentos. Por meio deste estudo, os pacientes podem ser tratados com maior segurança e eficiência. A duração do exame é de cerca de 90 minutos.

Extra-sístoles

Os estímulos cardíacos normais são produzidos no nódulo sinusal localizado na aurícula direita e desencadeiam as contrações, batidas do coração, denominadas de sístoles. Quando o nódulo não está ativo, por doença, por exemplo, muitas outras células do coração, localizadas em suas diferentes partes, podem originar estímulos elétricos capazes de desencadear os batimentos cardíacos. Os batimentos originados nessas outras células são denominados de extra-sístoles e podem ocorrer, mesmo estando o nódulo sinusal ativo. As extra-sístoles produzem arritmias que nem sempre são percebidas, constituindo-se, porém, na causa mais comum de palpitações.
Podemos ter extra-sístoles originadas nas aurículas, nos ventrículos, bem como nos nódulos sinusal e atrio-ventricular, que podem superar e dominar os estímulos normalmente por eles gerados. As extra-sístoles costumam ser seguidas de um período de repouso mais prolongado (pausas). As extra-sístoles podem ser unifocais ou multifocais, dependendo do lugar onde são geradas.

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog