Dicionário

Letra CLetra ELetra YLetra RLetra PLetra NLetra TLetra ULetra WLetra VLetra XLetra ZLetra MLetra KLetra LLetra JLetra ILetra HLetra GLetra OLetra QLetra SLetra FLetra D Letra B Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A

Defibrilação

A terminação de um ritmo rápido irregular, e freqüentemente fatal com a utilização de choque elétrico de alta-energia para restabelecer o ritmo normal do coração. Este choque é administrado por eletrodos colocados no tórax (defibrillação externa) ou no coração (defibrillação interna).

Desfibriladores Implantáveis

Aparelhos implantados nno sub-cutâneo com a capacidade de reconhecer e tratar as arritmias com risco (arritmias malignas) de vida, evitando a morte súbita (ver também Cardioversor--Desfibrilador Automático)

Displasia arritmogênica do ventrículo direito


É uma doença que caracteriza-se pela substituição progressiva do músculo do ventrículo direito por fibrose e gordura. A doença tem várias manifestações clínicas a dependência do grau de substituição do músculo sendo a mais comum as arritmias.
Embora a freqüência de seu aparecimento não esteja determinada, quando existe um caso na família, em 30% das vezes existem novos casos.

O diagnóstico é feito, tanto utilizando - se dados clínicos, quanto exames laboratoriais (Ecocardiografia, angiografia, ressonância nuclear magnética, ECG de alta resolução, entre outros).

O tratamento inclui o uso de drogas antiarritmicas, a ablação por catéter, implante de Cardioversor Desfibrilador Implantável ou, até mesmo, cirurgia cardíaca. A escolha do tratamento depende do grau de envolvimento do músculo do coração e do tipo de sintomas que o paciente apresenta.
As arritmias desta doença podem ser muito graves e, por isto, é necessário acompanhamento médico especialista cuidadoso.

Doença do nó sinusal

Ttermo genérico que descreve as anormalidades do nodo sino-atrial, o marca-passo natural do coração. Estas anormalidades podem resultar em ritmo lento, pausas, ou ainda irregularidade nos batimentos cardíacos.

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog