Dicionário

Letra CLetra ELetra YLetra RLetra PLetra NLetra TLetra ULetra WLetra VLetra XLetra ZLetra MLetra KLetra LLetra JLetra ILetra HLetra GLetra OLetra QLetra SLetra FLetra D Letra A Letra B Letra B Letra B Letra A

Bloqueio Cardíaco

Retardo na condução dos impulsos elétricos dentro do coração. Usualmente ocasionado por doenças degenerativas, em raros casos pode ser de origem congênita.

bpm (batidas por minuto)

Normalmente refere-se a frequência intrínseca de batimentos do coração que não está sendo estimulado por marcapasso. Para adultos, a frequência de coração em repouso é aproximadamente 70 bpm.

Bradicardias

A baixa freqüência dos batimentos cardíacos (bradicardia) pode ser causada por doenças do nó sinoatrial, do nó A-V e do sistema de condução nos ventrículos. Certos medicamentos como digital (digoxina, lanoxin, lanitop) alguns bloqueadores de calcio (verapamil-dilacoron) ou betabloqueadores (propranolol, atenol) podem também causar bradicardia. Pessoas que praticam esporte físico de rotina podem ter bradicardia em repouso devido ao bom condicionamento físico.

A bradicardia é um termo genérico, mas em cardiologia, utiliza-se também o termo bradiarritmia. Algumas bradiarritmias representam doenças graves do sistema de condução e podem levar a vista turva ou desmaios, sendo às vezes, conforme o caso, necessário o implante de um marcapasso.

 


Responsável técnico. Não deixe de conferir o blog